Recorde de chuva numa só hora em Tomar

Segundo os dados preliminares do Instituto de Meteorologia, entre as 19h00 e as 20h00, desta Quarta-feira, dia 26 de Outubro, caíram em Tomar (Valdonas), 40mm de precipitação.

Este valor representa um recorde de chuva, uma vez que em média durante todo o mês de Outubro, caem cerca de 60mm. Assim, numa só hora, terão caído 2/3 de toda a chuva do mês.

Ainda, segundo dados do meteoTomar.pt, durante toda esta Quarta-feira, caíram em Tomar, cerca de 65mm de chuva, valor que ultrapassa assim a média de todo o mês.

A principal consequência desta verdadeira “tromba d’água” foi a queda de um muro, em cerca de 15m no Poço Redondo (Olalhas), para a rua principal da localidade, o que obrigou a uma intervenção prolongada da Protecção civil, através de máquina das obras municipais, bem como uma outra barreira caída para a estrada principal em Pai D’Aviz (Serra de Tomar). Foi ainda constatada uma elevada deterioração da estrada entre Alqueidão e Olalhas, da EN110, entre Vale Cabrito e a rotunda da zona industrial, na Guerreira, junto ao Restaurante Flor da Guerreira e na Rua da Escola em Alviobeira, onde os Bombeiros se deslocaram para apoiar e repor as condições de segurança e normalidade da circulação.

A protecção civil esteve em vários dos locais, através do seu staff técnico e do vereador do pelouro.

Estiveram envolvidos, entre as 18h e as 24h, 15 Bombeiros e 5 carros tácticos, em 12 operações de Protecção civil.

Anúncios