Câmara inicia processo de Classificação do Quatel de Bombeiros como imóvel de interesse Municipal

Foi hoje aprovada a seguinte proposta na reunião de Câmara Municipal de Tomar:

O Quartel de Bombeiros Municipais, inaugurado a 3 de Outubro de 1971, completou este ano o seu 40º aniversário, conforme levantamento histórico/factual elaborado e constante em anexo a esta Proposta, o qual se transcreve na respectiva deliberação.

A memória das comunidades faz-se, a todo o tempo, do que fazemos, do que construímos, dos legados que deixamos para as gerações subsequentes.

Dada a traça do edifício, claramente identificada e datada, cabe prevenir eventuais futuras intervenções menos cuidadas, que a possam descaracterizar, como já aconteceu no passado, bem como garantir a preservação na Cidade e no Concelho da leitura de um Edifício, exemplificativo de um determinado tipo de construção, numa determinada época, com determinados parâmetros e leituras estéticas próprias, hoje irrepetíveis.

Assim sendo,

Se propõe que o executivo inicie o processo de classificação como Imóvel de interesse Municipal, ao abrigo do Artº57º do DL 309/2009, do edifício do Quartel dos Bombeiros Municipais, de forma a garantir a adequada preservação de todo o conjunto edificado.

Anúncios