Arderam 1200 Hectares em Tomar num só dia

Na passada Quarta-feira, com todo o Noroeste do Concelho a arder, acrescido de fogos em Paialvo/Asseiceira, arderam mais de 12Km2 no concelho de Tomar.

Mais de 70% da área da Freguesia da Sabacheira e 60% da Freguesia de Carregueiros foram dizimadas, motivado por um fogo que se iniciou no limite com o concelho de Ourém junto à localidade da Lameirinha.

Prontamente atacado em primeira intervenção pela equipa de Sapadores florestais dos Templários, foi de imediato reforçado o ataque com três equipas chefiadas pelo 2.comandante do Bombeiros de Tomar, comandante interino, uma vez que o comandante se encontrava no gozo de Férias.

Após este ataque inicial, foi reforçado o teatro de operações com coluna Distrital às ordens do Comandante Distrital, chefiada pelo Comandante de Constância e a activação dos meios arriós foi quase imediato.

As condições extremas de vento em rajadas que atingiram os 40 Km/h de diversos quadrantes, espalhou o fogo por um quadrante de mais de 120 graus, prejudicando a concentração de meios nos ataques iniciais.

A existência de centenas de hectares de terrenos abandonados e sem qualquer limpeza, aumentaram a velocidade de propagação tornando quase impossível o controlo da situação durante várias horas.

Só o investimento na prevenção permitirá a redução das consequências deste tipo de ocorrências.

Anúncios