[ florestas ]

Plantação do Bosque do Centenário [da República], Montes, freguesia de Olalhas, 4 de Abril de 2011

 

Plantação de espécies autócones, realizada na quinta de Bexiga, freguesia de Paialvo, 20 de Novembro de 2013

Crianças da freguesia de Paialvo plantam árvores  – CT rádio

No momento da plantação…

Um terreno da Junta de Freguesia de Paialvo, nas proximidades da localidade de Bexiga, foi ontem alvo de uma iniciativa integrada na Semana da Reflorestação Nacional, que contou com a participação da junta de freguesia, do município de Tomar e das duas escolas da freguesia: Paialvo e Curvaceiras. 
Com o apoio da presidente da Câmara, Anabela Freitas, do vereador da Educação, Hugo Cristóvão, do presidente da Junta, Luís Antunes, e ainda de outros elementos daquela autarquia e de técnicas do Município, dezenas de crianças plantaram a sua primeira árvore, um momento cheio de simbolismo que com certeza irão recordar.
Esse era, aliás, um dos objetivos da iniciativa: promover a consciência ambiental, alertando a população para a necessidade de reflorestar devidamente os terrenos adequados e de cuidar da floresta de modo a torná-la fonte de riqueza e não de constante sobressalto.
A iniciativa realizou-se precisamente na freguesia do concelho com menos área florestal, uma opção também com o seu valor simbólico, e integra-se na intenção da edilidade de promover nos próximos anos, no território municipal, a reflorestação com espécies autóctones de área superior àquela que é destruída pelos incêndios.
Esta é a 4ª Edição da Semana da Reflorestação Nacional, iniciativa que se realiza todos os anos por altura da celebração do Dia da Floresta Autóctone, e a que Tomar mais uma vez se associa. A presente edição está a decorrer até ao próximo domingo, dia 24.
As árvores carinhosamente plantadas pela mão das crianças de Paialvo, que não se coibiram de lhes dar alguns nomes próprios, com que mais facilmente as recordarão, foram oferecidas pela empresa Altriflorestal.